Entre de 31 de agosto a 23 de setembro estarão abertas as inscrições para concurso público do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com 22 vagas para cargo de professor. O salário inicial é de R$ 11 mil para quem tem doutorado com dedicação exclusiva e carga horária de trabalho de 40h semanais.
O concurso prevê vagas da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para profissionais nas áreas de administração, agronomia, arquitetura, artes visuais, engenharia ambiental, engenharia cartográfica, engenharia de computação, engenharia de produção, engenharia mecânica, filosofia, geografia, informática e química.
Estão previstas ainda três vagas para pessoas com deficiência (PcD) e quatro vagas para negros, conforme a política de cotas. Serão três etapas de seleção: prova objetiva com 40 questões, prova de desempenho didático e avaliação de títulos.
A inscrição para concorrer ao cargo/área não será realizada para um campus específico, somente para a área de conhecimento pretendida. A inscrição e a impressão do respectivo boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição devem ser efetuadas exclusivamente pelo site do IFMT até o dia 23 de setembro. O valor da taxa de inscrição para o concurso público é de R$ 160.
A prova objetiva para todas as áreas do conhecimento do cargo, será aplicada no dia 17 de novembro. Será constituída de 50 questões objetivas, de múltipla escolha, e valerá de 0 a 100 pontos. Terá duração de 4 horas, com início às 14h e término às 18h, incluído o tempo para preenchimento do cartão resposta.
As matérias abrangidas serão: língua portuguesa; fundamentos em educação, conhecimentos transversais e legislação; conhecimentos gerais do Estado de Mato Grosso; e conhecimentos específicos.
A prova de desempenho didático será realizada somente na cidade de Cuiabá, em janeiro de 2025. As informações quanto a locais e horários serão divulgadas posteriormente. Serão convocados para a prova de desempenho didático somente os candidatos com pontuação igual ou superior a 50 pontos na prova objetiva, classificados em ordem decrescente de pontuação.