Brasília (24/10/2024) – O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Perez Júnior, participou da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, que aconteceu em São Paulo, nos dias 21 e 22 de outubro.
O evento celebrou os 40 anos da Datagro e 100 anos do etanol no Brasil, reunindo autoridades, empresários, especialistas, representantes de entidades e interessados no setor sucroenergético.
Durante a conferência, foram discutidas as perspectivas para as safras do Brasil e outros players, além de novos mercados para o etanol, como combustível sustentável de aviação (SAF), e-metanol, biobunker e bioplásticos. Também foram abordados temas como o mercado de energia, regulação do setor, inovação tecnológica e novos investimentos.
Perez destacou a importância da atuação das lideranças do setor na defesa dos interesses do setor sucroenergético. Ele citou como exemplo as negociações em torno do PL 3149/2020, que busca garantir o repasse de parte das receitas dos créditos de descarbonização (CBios) a produtores independentes de biomassa.
“A CNA, em parceria com outras entidades de produtores, tem liderado essas negociações com a indústria”, afirmou.
Os painelistas também discutiram novos padrões de produtividade e sustentabilidade, além do uso de bioinsumos. O tema das finanças foi outro destaque do evento, com debates sobre riscos, desafios e oportunidades para o setor.
“Discutimos novos horizontes e oportunidades para o etanol, como SAF, combustíveis de bunker, hidrogênio verde e plásticos verdes”, disse o presidente da Comissão.
A Datagro projeta que a atual safra deverá fechar com uma moagem de cerca de 590 milhões de toneladas de cana, além de abordar os volumes recordes de exportação de açúcar que ocorreram no ciclo.
zan norte agro