Cidades de Minas Gerais decretam emergência em saúde pública; veja lista de municípios

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Compartilhe
Decisão das prefeituras foi motivada por alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Cidades de Minas Gerais decretaram situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e doenças infecciosas virais. Até a manhã deste sábado (3), a lista continha seis municípios (veja mais abaixo).

Nesta sexta-feira (2), o governador Romeu Zema (Novo) publicou um decreto para o enfrentamento da crise sanitária no estado. O documento tem validade de 180 dias.

Segundo o Executivo estadual, MG enfrenta uma alta significativa de quadros de SRAG, impulsionada, principalmente, pela circulação de vírus como o sincicial respiratório e o influenza A. Nas últimas semanas, as internações pediátricas registraram um crescimento acelerado, assim como a demanda por leitos de UTI e enfermarias.

Entre as ações previstas no decreto do governo de Minas estão:

  • dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços essenciais ao enfrentamento da crise;
  • requisição de bens e serviços de pessoas físicas e jurídicas, com garantia de indenização, se necessário;
  • tramitação em regime de urgência para todos os processos relacionados à situação de emergência.

O documento publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) também determina a mobilização do Centro de Operações de Emergências em Saúde por SRAG (COE-Minas-SRAG), que será coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e ficará responsável pela gestão da crise.

Lista de municípios

Até o momento, seis municípios mineiros decretaram situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de doenças respiratóriasSão eles:

Os documentos trazem a justificativa de que a alta abrupta na demanda por atendimentos relacionados às doenças respiratórias provoca impacto direto nas unidades de saúde e risco de desassistência.

Em Belo Horizonte, o decreto foi publicado na quarta-feira (30). Conforme a administração da capital, em abril, 63.217 pessoas com diagnóstico de SRAG foram atendidas na capital — um aumento de 49% em relação a março, quando foram 42.435 pacientes.

Da semana passada até a última terça-feira (29), a prefeitura de BH abriu 30 novos leitos de enfermaria pediátrica, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens e 10 no Hospital da Baleia. A maioria das solicitações foi para internações hospitalares de crianças até quatro anos de idade.

Zan norte saúde

Compartilhe
Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Leia mais...

Screenshot_30

Novo CNPJ com letras e números entra em vigor em julho; empresas em Mato Grosso têm que se adequar

Screenshot_29

Duas bailarinas de Sinop avançam para fase nacional da seleção da Escola Bolshoi

Screenshot_28

Carreta-tanque explode após colisão e interdita rodovia em Mato Grosso; motorista morreu

Screenshot_27

Flavio Bolsonaro participa em Cuiabá da Marcha para Jesus

Screenshot_26

Homem morre em acidente na região central de Sinop; 3ª vítima em 24 horas

Falso terapeuta é alvo de fiscalização em Cuiabá

Falso terapeuta é alvo de fiscalização em Cuiabá

Screenshot_25

Dia do Rock em Nova Mutum terá música, carros antigos e praça de alimentação

Screenshot_24

Carro pega fogo em uma das principais avenidas de Sinop