Câmara de Sinop aprova projetos sobre ISSQN, PPA, iniciativas em saúde, educação e infraestrutur

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Compartilhe

Durante a 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (22) no plenário Jorge Abreu, os vereadores aprovaram 14 Projetos de Lei, um Teto Total, dois Requerimentos e 27 Indicações. Entre as propostas apreciadas estavam o Projeto de Lei Complementar que trata sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) da construção civil e o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.

O PLC 005/2025, que trata ISSQN incidente em atividades de construção civil e incorporação imobiliária, foi aprovado em primeira e única votação. A matéria chegou ao Legislativo após negociações entre a Prefeitura, a Câmara e entidades do setor, representadas pela Unesin, e contou com duas emendas apresentadas pelos vereadores Juventino Silva e Ademir Debortoli.

Uma delas foi substitutiva, alterando a redação do artigo que disciplina as hipóteses de incidência do imposto, e a outra foi aditiva, incluindo dispositivos que impedem a bitributação sobre serviços contratados por incorporadores.

Os parlamentares também aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei 057/2025, que institui o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029. O PPA organiza as prioridades da administração municipal para os próximos quatro anos, definindo programas, ações e metas em áreas como infraestrutura, mobilidade, saúde, educação e assistência social. O texto foi aprovado com uma emenda que cria o programa “Sinop Sem Enchentes”, voltado a intervenções de drenagem urbana no setor central e em microbacias críticas do município. O projeto ainda precisará passar por mais duas votações em plenário.

Outro destaque foi a aprovação do Projeto de Lei 059/2025, em primeira e única votação. A matéria foi enviada pelo Executivo após o veto total ao PL 095/2025, de autoria da vereadora Sandra Donato, que tratava do mesmo tema. O novo texto, elaborado em comum acordo, buscou sanar vícios de iniciativa e garantir a celebração de um Termo de Cooperação do Município com a Secretaria de Estado de Segurança Pública para beneficiar os policiais penais.

Além disso, o plenário concluiu a tramitação de outras matérias. O PL 089/2025, que institui o Programa de Valorização Docente, foi aprovado em terceira e última votação. Os PLs 054/2025, 055/2025 e 119/2025 foram aprovados em segunda e última votação, encerrando a fase legislativa e dependendo agora apenas de sanção do Executivo para se tornarem lei. O PL 124/2025, que cria o Programa Saúde da Mulher Sinopense, também foi apreciado em segunda votação e seguirá para análise final.

Foram ainda aprovados em primeira votação os projetos 123/2025, que autoriza o uso de drones no combate à dengue, 125/2025, que cria o Programa Municipal de Defesa Pessoal para Mulheres, e 128/2025, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção da Depressão. Todos retornarão ao plenário para mais duas votações. Já os projetos 058/2025, 121/2025 e 122/2025 passaram em primeira e única votação.

A sessão também contou com a aprovação de dois requerimentos. O vereador Dr. Marcos Vinícius solicitou informações ao Executivo sobre os alimentos arrecadados de munícipes para entrada no evento Exponorte. O vereador Ademir Debortoli requereu dados da Prefeitura sobre a folha de pagamento da Secretaria Municipal de Educação, incluindo a previsão de despesas para 2025 e os valores mensais já realizados.

No bloco das indicações, os vereadores apresentaram pedidos que vão desde obras de mobilidade urbana, como redutores de velocidade, faixas elevadas e revitalização de sinalização, até melhorias em saúde, educação e serviços públicos. Entre as propostas estão a efetivação do aplicativo “Botão do Pânico”, a limpeza de bueiros, a urbanização de áreas institucionais e a criação de linhas de ônibus para atender regiões específicas. As indicações seguem para análise da Prefeitura, que pode ou não executá-las.

Outras pautas
Além das matérias apreciadas, os parlamentares elegeram o vereador Moisés do Jardim do Ouro como Corregedor-Substituto da Câmara e arquivaram a denúncia oferecida pelo vereador Dr. Marcos Vinícius contra o vereador Elbio Wolkweis. A Comissão Especial entendeu que não há provas que configure quebra de decoro parlamentar e considerou como clandestina uma gravação de áudio feita dentro de um gabinete parlamentar.

Compartilhe
Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Leia mais...

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (20)

Jovem se afoga ao tentar atravessar rio a nado no Mato Grosso

Governo estabelece novas regras sobre cigarros em presídios de MT

Governo estabelece novas regras sobre cigarros em presídios de MT; entenda.

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (19)

Sinop: mulher é assassinada em hotel e homem preso confessa crime

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (18)

Mauro inaugura em Sorriso modernização de escola e colégio militar e confirma mais 33

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (17)

Sinop: adolescentes confessaram que mataram homem após desacerto em pagamento, diz delegado

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (16)

Pesquisadores de Sinop participam de elaboração de carta em defesa da sociobiodiversidade na Amazônia

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (15)

Condutor morre após bater carro na traseira de carreta em Mato Grosso

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (9)

Temporal causa estragos em Sinop, derruba árvores, painéis e bairros ficam sem energia

Fale conosco