Com foco em sustentabilidade, Projeto ABC+ em Ação finaliza etapa 2025 em Cuiabá

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Compartilhe
Programa percorreu o estado ao longo de três meses, promovendo a adoção de práticas que otimizam o rendimento do produtor e preservam o planeta

A segunda edição do Projeto ABC+ em Ação foi encerrada nesta segunda-feira (17.11), durante evento realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá. A iniciativa é resultado de uma cooperação entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), com o objetivo de ampliar o acesso a informações técnicas e incentivar práticas agropecuárias sustentáveis no estado.

A etapa 2025 do projeto teve início em agosto e, ao longo de três meses, percorreu 16 municípios mato-grossenses com uma programação voltada à capacitação de produtores rurais, profissionais do setor e demais integrantes da cadeia produtiva. As atividades incluíram palestras, orientações técnicas, apresentações de tecnologias sustentáveis e esclarecimentos sobre linhas de crédito disponíveis para impulsionar a produção. A iniciativa recebeu investimento de R$ 1,57 milhão.

Para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o foco do programa é estratégico: equilibrar a alta performance econômica com a conservação dos recursos naturais, posicionando o Estado como um líder na produção verde.

“Este programa chega para levar ao campo novas tecnologias, apresentar técnicas de utilização do solo que podem otimizar o rendimento do produtor e, obviamente, preservar o planeta. Nós vamos continuar trabalhando, continuar apoiando projetos como esse, para continuar produzindo com sustentabilidade.”

O ABC+ em Ação integra o Plano ABC+, política pública nacional voltada à redução de emissões de gases de efeito estufa na agropecuária e à adaptação das atividades produtivas às mudanças climáticas. Em Mato Grosso, a execução das ações é coordenada pela Sedec, em diálogo com entidades representativas do setor rural. A primeira edição do projeto, realizada em 2024, percorreu 10 municípios.

De acordo com o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, Mato Grosso já consolidou uma posição de vanguarda mundial em práticas de conservação do solo e responsabilidade ambiental.

“Mato Grosso é hoje o campeão em plantio direto, uma prática que consolidamos ano a ano. Quase 100% do que plantamos é feito dessa forma, uma prática sustentável que consiste em não movimentar o solo. Com isso, buscamos sequestrar o máximo de carbono possível para cumprirmos a nossa tarefa de casa. Temos a agricultura mais sustentável do planeta, e a pecuária não fica atrás.”

Além da difusão de tecnologias, o projeto também promoveu dias de campo, produção de conteúdos educativos e visitas a propriedades que já adotam práticas sustentáveis como referência. As atividades buscaram reforçar a importância da adoção de técnicas que ampliem a produtividade e, ao mesmo tempo, contribuam para o uso racional dos recursos naturais.

Zan norte agro

Compartilhe
Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Leia mais...

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (4)

Hospital Regional de Sorriso recebe novos ventiladores pulmonares; R$ 1 milhão

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (3)

Mato Grosso registra a menor taxa de desocupação do país no 3º trimestre de 2025

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (2)

Ventos fortes arrancam cobertura de arquibancada em autódromo em Cuiabá; feridos e carros danificados

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (1)

Atlético-MG toma três de Deyverson e cede empate em casa ao Fortaleza

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop

Polícia prende trio envolvido em homicídio em Sinop; corpo localizado em córrego

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (10)

Grave colisão entre carro e carreta deixa dois mortos na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (9)

Definidos novos mutirões para regularização eleitoral este mês em Sinop

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (8)

Picape capota e homem morre em Lucas do Rio Verde

Fale conosco