O São Paulo sofreu uma goleada humlhante contra o Fluminense nesta quinta-feira, por 6 a 0, no Maracanã, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Tricolor carioca foram marcados por Cannobio (2), sendo um de pênalti, Martinelli, Nonato, John Kennedy e Serna.
Foi a maior derrota do São Paulo na história do confronto com o Fluminense. Até então, o pior resultado do Tricolor paulista contra o rival carioca havia sido um 7 x 2 em 1960.
Mesmo com o resultado desastroso, o São Paulo se manteve na oitava colocação do Campeonato Brasileiro, mas pode ser alcançado pelo Corinthians, que entra em campo no domingo, contra o Botafogo, Na Neo Química Arena. O Tricolor ainda sonha com uma vaga na Pré-Libertadores e torce para que Fluminense ou Cruzeiro vença a Copa do Brasil, assim o time que ocupa o oitavo lugar a competição nacional se classificará para o torneio continental.
O Fluminense, por sua vez, confirmou a classificação ao menos para a Pré-Libertadores e agora buscará carimbar a vaga direta na fase de grupos do torneio. O Tricolor carioca também ampliou sua série invicta na temporada para cinco jogos, quatro deles justamente contra os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro: Flamengo (vitória), Palmeiras (empate), Cruzeiro (empate) e Mirassol (vitória).
O jogo – O Fluminense precisou de nove minutos para abrir o placar. Samuel Xavier fez cruzamento pela direita, e a bola bateu no braço de Alan Franco, que estava um pouco afastado do corpo do zagueiro. Após revisão do VAR, o árbitro assinalou pênalti a favor dos donos da casa. Cannobio foi para a cobrança e não desperdiçou, colocando o Tricolor carioca na frente.
Mal deu tempo de o São Paulo absorver o golpe do primeiro gol e o Fluminense marcou o segundo. Aos 16, Samuel Xavier novamente apareceu pela direita e fez o cruzamento de carrinho para Everaldo, que cabeceou em cima de Ferraresi. No rebote, Martinelli completou para o fundo das redes, deixando o Tricolor carioca ainda mais confortável na partida.
Não contente, o Fluminense marcou o terceiro gol aos 24 minutos. Nonato recebeu na esquerda, se livrou da marcação de Ferraresi com facilidade e, cara a cara com Young, bateu por baixo das pernas do goleiro.
E a elástica vitória só não se transformou em goleada porque o São Paulo teve sorte. Antes do apito final, Serna saiu cara a cara com Young, que defendeu sua finalização. Pouco depois, Alan Franco falhou no recuo para o goleiro, e desta vez foi Cannobio quem ficou frente a frente com o goleiro são-paulino, carimbando o travessão.
Diante da inoperância do São Paulo em campo, o técnico Hernán Crespo foi obrigado a mexer na equipe no intervalo. O argentino acionou Alisson, o garoto Nicolas e Rafael Tolói nas vagas de Pablo Maia, Maik e Tapia, respectivamente.
Mas, de nada adiantaram todas as alterações pelo lado do São Paulo. Aos 24 minutos do segundo tempo, o Fluminense transformou a elástica vitória em goleada. Serna recebeu passe em profundidade de Cannobio, dominou e serviu John Kennedy, que dominou já deixando a marcação para trás e bateu cruzado, sem chances para Young.
Como se não bastasse, aos 31 minutos Cannobio recebeu com muita liberdade pela direita, invadiu a área e, ao ficar cara a cara com Young novamente, desta vez não decepcionou, batendo cruzado para fazer 5 a 0 e completar a humilhação vivida pelo São Paulo no Maracanã.
Para fechar, aos 41 do segundo tempo o Fluminense deu números finais à partida com Serna, que recebeu cruzamento rasteiro de Soteldo para completar para o fundo das redes e marcar o sexto e último gol.
Zan norte esportes