Relatório da PEC da Segurança deve ser apresentado nesta semana

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Compartilhe

Aposta do governo federal para enfrentar o problema da segurança pública, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18 de 2025 deve ter seu relatório apresentado esta semana a líderes partidários. Em postagem nas redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que o relator da PEC, deputado Mendonça Filho (União-PE), vai apresentar seu parecer amanhã.

Nesse mesmo dia, deve ser realizada uma reunião de líderes para debater a pauta da semana. Segundo Motta, a previsão é que o texto do relator seja votado na comissão especial na quinta-feira (4).

Motta quer votar a chamada PEC da Segurança Pública em plenário ainda este ano.

A PEC 18 de 2025 vem sofrendo resistências no Parlamento e por parte de governadores, em especial, contra o dispositivo que atribui à União a elaboração do plano nacional de segurança pública que deverá ser observado pelos estados e o Distrito Federal. Ao mesmo tempo, a PEC é considerada tímida por especialistas, que defendem reformas mais profundas na área de segurança pública do Brasil, apesar de reconhecerem que a proposta do Executivo é o primeiro passo para mudar o quadro atual.

A proposta estabelece que a União seja a responsável por elaborar a política nacional de segurança pública, “cujas diretrizes serão de observância obrigatória por parte dos entes federados, ouvido o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, integrado por representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios”.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), aguarda para esta semana a mensagem, do Poder Executivo, da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação foi anunciada no último dia 20 e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte.

A sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está marcada para o próximo dia 10. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), anunciou que a leitura da mensagem da indicação de Messias ocorrerá na próxima quarta-feira (3), quando será concedida vista coletiva. O senador Weverton (PDT-MA) será o relator da indicação. A votação em plenário pode ocorrer também no dia 10.

O Senado também pode votar nesta semana o Projeto de Lei (PL) 5582 de 2025, conhecido como PL Antifacção. O texto prevê penas mais duras para integrantes de facções criminosas e apreensão de bens de investigados.

Por 370 a 110 votos, a Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 18, o texto-base do PL. Os deputados acataram o texto apresentado pelo relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que alterou trechos da proposta original encaminhada pelo governo federal. O relator apresentou cinco versões.

Zan norte politicas

Compartilhe
Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Leia mais...

Brasileiros com painel solar em casa terão que pagar imposto alto em 2026

Brasileiros com painel solar em casa terão que pagar imposto alto em 2026

Justiça torna réu ex-servidor de Rondonópolis que enviou áudios de cunho sexual contra Janaina Riva

Justiça torna réu ex-servidor de Rondonópolis que enviou áudios de cunho sexual contra Janaina Riva

CNA alerta produtor rural para mudanças no modelo de emissão de notas fiscais a partir de 2026

CNA alerta produtor rural para mudanças no modelo de emissão de notas fiscais a partir de 2026

Motoristas sem infrações têm CNH renovada automaticamente a partir desta sexta-feira

Motoristas sem infrações têm CNH renovada automaticamente

Lula sanciona lei do devedor contumaz

Lula sanciona lei do devedor contumaz: punições incluem bloqueio de CNPJ e proibição em licitações

cobrança do IPVA 2026 no Paraná inicia o ano com uma novidade histórica

Brasileiros saltitam de alegria com a nova lei do IPVA que entrou em vigor, afetando motoristas.

A cidade mais barata para viver no Brasil que tem qualidade de vida de capital

A cidade mais barata para viver no Brasil que tem qualidade de vida de capital

Saúde após os 40 anos veja 7 cuidados para adotar já e viver mais e melhor

Saúde após os 40 anos Você já se perguntou o que realmente faz diferença para viver mais