Os portos do Paraná têm boas perspectivas de registrar, pelo segundo ano consecutivo, um volume recorde de soja embarcada para exportação em 2024. É o que aponta a expectativa da Portos do Paraná, estatal que administra os terminais paranaenses.
A projeção é que ao menos 17 milhões de toneladas do grão sejam escoadas pelos portos do Estado neste ano que se inicia, superando o recorde anterior de 16,3 milhões de toneladas alcançado em 2022.
Entre os motivos para a perspectiva otimista, estão a colheita de uma safra maior de soja no Paraná e em estados produtores vizinhos em 2023/2024, além da capacidade ociosa ainda disponível nos terminais.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a meta é superar a marca do ano passado. “Temos capacidade para isso. Os projetos que implantamos nos últimos anos, principalmente em Paranaguá, preveem esse crescimento”, afirmou.
Entre os destaques do setor no Paraná que alicerçam essa projeção de embarques recordes de soja em 2024 está a recente ampliação do corridor de exportação de granéis sólidos do Porto de Paranaguá, que agora pode receber comboios com até 45 mil toneladas do grão.
Além disso, o início da operação do novo terminal portuário em Pontal do Paraná tende a contribuir para o incremento da movimentação da soja em 2024, ajudando o Estado a se consolidar como o maior exportador brasileiro da oleaginosa.