Diferente dos testes da Covid, eles não devem ser feitos sem a supervisão de um profissional da área da saúde. Serviço estará disponível na rede pública de saúde a partir de segunda-feira (18).
A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) recebeu, nesta sexta-feira (15), 3.500 unidades de testes NS1 para detecção da dengue.
Segundo a pasta, todas as unidades da atenção primária e de urgência e pronto atendimento receberão os testes até segunda-feira (18). Eles foram adquiridos em processo de licitação, mas devido ao aumento dos casos de dengue em todo o país, houve um atraso para a entrega pela empresa vencedora da licitação e fornecedora do insumo.
Os testes de antígenos NS1 tem como alvo uma proteína específica do vírus da dengue, chamada NS1 e está presente nos quatro sorotipos da dengue, sendo sensível durante os primeiros dias de infecção da doença, quando o vírus está se replicando no organismo.
Segundo o Governo Estadual, até a última sexta-feira, já foram registrados 1.064 casos da doença em Bauru, com uma morte confirmada. Diante do cenário, muitos moradores têm recorrido aos testes como método de triagem.
Desde 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação de testes em farmácias para identificar a presença do vírus no organismo dos pacientes. O custo é a partir de R$ 60.