A prefeitura de Lucas do Rio Verde emitiu hoje um alerta sobre a baixa procura pela vacina da dengue. Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, em 2025 já foram confirmados 948 casos, sendo 796 de Chikungunya e 249 de dengue. Somente nos últimos 30 dias, 38 novos casos.
“A conscientização é a principal arma para combater os focos e a proliferação do mosquito. Se cada morador tirar um tempinho por semana, para verificar o seu quintal, nós vamos evitar a doença, que pode levar a morte”, ressalta a supervisora.
Segundo a prefeitura, ao contrário do aumento no número de casos de dengue, a procura pela vacina está em baixa nas unidades básicas de saúde. A imunização teve início em 2023 somente na rede privada e em 2024, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a supervisora, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com a segunda 30 dias após a primeira.
A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 6.083 pessoas em Lucas do Rio Verde. No entanto, apenas 3.687 (65%) receberam a primeira dose e 2.143, cerca de 70%, receberam a segunda dose.
“A vacina é segura, eficaz e evita as complicações que podem levar ao óbito. Mas, para garantir a proteção, é preciso que a pessoa tenha recebido as duas doses. Por isso, o nosso chamamento aos pais, para que levem os filhos pra vacinar”, finaliza a supervisora.
Zan norte saúde