Sinop: audiência pública abordará agricultura familiar e produção sem agrotóxicos

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Compartilhe

A Assembleia fará, nesta sexta-feira, audiência pública, para debater o futuro da agricultura familiar aliado ao bem-estar e saúde da população no campo. Será na câmara, a partir das 18h. A iniciativa visa reunir trabalhadores do campo, representantes de instituições públicas e da sociedade civil para discutir as perspectivas de fortalecimento dos pequenos produtores no Nortão.

“Nós temos um entendimento de que a agricultura familiar coloca comida na mesa do povo, então, para isso precisa de políticas públicas, investimento, apoio, de todos os entes federados. A ideia é a gente coletar as demandas”, “principalmente de famílias inteiras que trabalham nessa produção, entender qual a dificuldade de acessar a política pública”, afirmou, ao Só Notícias, a deputada estadual Professora Graciele (PT), que propôs a audiência.

Graciele pretende debater com os participantes sobre o “bem-viver”, que avalia “tanto as condições dignas de vida dessas famílias que produzem a agricultura familiar, quanto também a nossa, enquanto população que consumindo esses alimentos, produzidos sem defensivos, que, em tese, vão gerar uma vida mais saudável”. “A ideia é ouvir e ver o que é indicação, seja para o executivo municipal, estadual, federal. Definir que é requerimento, ou, onde, de repente cabe uma lei para que daí a gente possa apresentar”, “quando for o governo estadual também trazer para Cuiabá e se for o governo federal, na semana que vem já protocolar em Brasília”, disse.

A agricultura familiar representa 68,8% dos estabelecimentos rurais em Mato Grosso, mas ocupa apenas 9,3% da área total destinada à agropecuária no estado, segundo o Censo Agropecuário 2017. A maioria dos agricultores familiares tem mais de 45 anos, baixa escolaridade e encontra dificuldade para acessar o crédito rural, com apenas 15,9% dos estabelecimentos sendo contemplados por políticas públicas.

Zan norte politicas

Compartilhe
Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Leia mais...

Design sem nome (28)

Morador de Lucas do Rio Verde denuncia mais de R$ 2 mil em bens furtados

Design sem nome (27)

Casal que morreu em acidente na BR-163 será sepultado nesta 2ª em Sinop

Design sem nome (26)

Comitiva chinesa visita Mato Grosso e elogia produção recorde e preservação ambiental

Design sem nome (25)

Cuiabá estreia uniformes novos de treinos e se prepara para duelo contra Botafogo-SP

Design sem nome (24)

Delegado descarta disparo acidental e diz que marido matou esposa em Nova Mutum

Design sem nome (15)

Boi gordo sobe 1,8% em Mato Grosso e bezerro 2,6%

Design sem nome (14)

Colíder licitará compra de UTI móvel para reforçar atendimentos

Design sem nome (13)

Alta Floresta: mais de 20 veículos são apreendidos em operação lei seca

Fale conosco