O sonho antigo da construção de um túnel submerso ligando as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, pode estar mais próximo de sair do papel. Durante visita à Baixada Santista nesta sexta-feira (03), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o projeto será executado.
A ideia de um túnel ligando Santos e Guarujá existe desde 1925, quando foi proposta pelo geógrafo Aziz Ab’Saber. Desde então, a obra foi discutida e projetada, mas nunca efetivamente realizada nos quase 100 anos passados.
Agora, Lula anuncia que o sonho pode virar realidade, como uma solução para melhorar a logística e o trânsito entre as duas principais cidades da região. Ele garantiu recursos federais para bancar o projeto, que deve custar cerca de R$ 3 bilhões.
O trajeto planejado tem pouco mais de 3 km, incluindo rampas de acesso em cada ponta. A parte submersa propriamente dita tem 2,5 km sob o estreito de mar que separa Santos e Guarujá. A previsão é que o túnel tenha duas galerias com duas faixas de 3,6 metros cada.
Uma empresa já foi contratada para elaborar o projeto executivo e o próximo passo é o processo licitatório para escolha da construtora responsável pelas obras do túnel. A expectativa do governador Tarcísio de Freitas é lançar o edital ainda em 2023.
Caso tudo transcorra conforme o planejado, a obra pode ser iniciada até o próximo ano, com duração aproximada de dois a três anos. Assim, o sonho quase centenário do túnel Santos-Guarujá tem boas chances de finalmente virar realidade nos próximos anos.