O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi uma das autoridades a discursar na solenidade de posse de Ricardo Anafe como novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), nesta sexta-feira (03). Em sua fala, Barroso destacou a civilidade do governador Tarcísio de Freitas.
O evento contou com a presença de diversas figuras proeminentes da política brasileira, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o próprio Tarcísio, eleito governador de São Paulo em uma acirrada disputa no ano passado.
Foi justamente a postura civilizada de Tarcísio ao reconhecer a vitória de Lula na eleição presidencial, mesmo fazendo oposição ao petista, que Barroso fez questão de exaltar.
“Quero cumprimentar o governador Tarcísio e saudar mais uma vez a sua postura altiva no processo eleitoral, reconhecendo prontamente a legitimidade dos resultados das urnas”, afirmou o ministro do STF.
Mais cedo, Lula já havia feito um afago público em Tarcísio durante o mesmo evento, ao citar nominalmente o governador paulista ao listar autoridades presentes e declarar que “a democracia supõe alternância de poder”.
Ricardo Anafe, anfitrião da solenidade, foi eleito em dezembro presidente do TJ-SP para o biênio 2023/2024. Ele sucede ao desembargador Ricardo Mair Anafe, que esteve à frente do tribunal nos últimos dois anos.
Em seu discurso de posse, Anafe defendeu garantias democráticas e pregou harmonia entre os Três Poderes, seguindo a linha adotada pelos outros oradores que o antecederam.
O novo presidente do Tribunal de Justiça paulista terá o desafio de comandar a maior corte estadual do País, que conta hoje com 360 desembargadores e centenas de juízes e servidores. A eficiência no combate à corrupção e agilidade processual estão entre os principais focos de sua gestão.