A Copa Africana de Nações de 2024 registrou mais duas classificações às semifinais neste sábado. A Costa do Marfim derrotou o Mali por 2 a 1, com gols de Nicolas Pépé e Franck Kessié. Já a África do Sul superou Gana nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.
A partida entre Costa do Marfim e Mali foi muito disputada. O time marfinense abriu o placar com Pépé, em cobrança de pênalti aos 18 minutos do primeiro tempo. No entanto, o Mali buscou o empate com Moussa Djenepo aos 37 do segundo tempo. Quando a prorrogação parecia certa, Kessié marcou de cabeça aos 46 e garantiu a classificação marfinense.
Já o duelo entre África do Sul e Gana foi decidido nas penalidades máximas. Após 0 a 0 no primeiro tempo, Percy Tau abriu o placar para os Bafana Bafana. Porém, Jordan Ayew deixou tudo igual para Gana. Na prorrogação, o empate persistiu e a decisão foi para os pênaltis.
Nas penalidades, a África do Sul converteu suas cinco cobranças, com Tau, Makgopa, Mokoena, Mbule e Ndlondlo balançando as redes. Já Gana viu Amartey e Kudus desperdiçarem, dando a classificação aos sul-africanos.
Com esses resultados, Costa do Marfim enfrentará o vencedor de Senegal x Guiné Equatorial nas semifinais, enquanto África do Sul medirá forças contra Marrocos ou Egito. As duas partidas que definirão esses confrontos ocorrem ainda neste domingo.
A Copa Africana de Nações acontece no Marrocos e reúne 24 seleções do continente em busca do título. A Costa do Marfim, campeã em 1992 e 2015, busca seu terceiro troféu. Já a África do Sul tenta o bicampeonato, após levantar a taça em 1996, quando sediou o torneio.
A competição vem sendo marcada por estádios lotados e uma festa bonita nas arquibancadas. Os marfinenses e sul-africanos contam com grande apoio de suas torcidas para buscarem vaga na grande final, marcada para o dia 12 de fevereiro no Estádio de Tânger.
O clima é de expectativa também fora de campo. As semifinais e final da Copa Africana colocarão frente a frente algumas das principais estrelas do futebol mundial atualmente, como Mané, Salah, Aubameyang, Mahrez, entre outros. Dessa forma, os olhares do planeta futebol estarão voltados para o Marrocos nesse segundo final de semana da competição.