Ciclo de alta na pecuária: A pecuária brasileira está à beira de um novo ciclo de alta. Desde 2022, o abate de fêmeas bovinas tem aumentado mês a mês, registrando um crescimento histórico de quase 27% no ano passado. Como resultado, os preços do boi gordo continuam pressionados no Brasil, mas sem a volatilidade presenciada em 2023.
Ciclo de alta na pecuária: O mercado do boi gordo se prepara para uma reviravolta
Segundo o analista Hyberville Neto, da consultoria HN AGRO, diversos indicadores mostram um novo horizonte para o setor. “Apesar do abate de fêmeas continuar firme, com grande oferta de carne, vemos os preços do boi gordo cedendo, mas não despencando. Se a virada de mercado não acontecer ainda no segundo semestre, é provável que ocorra em 2025”.
Outra boa notícia é a firmeza das exportações. Em 2023, foram embarcadas 2 milhões de toneladas de carne in natura1. Dezembro surpreendeu ao bater um recorde histórico de 208 mil toneladas e novos países aparecem disputando o produto nacional com a China.
Este é um cenário promissor porque outro grande player mundial do mercado de carne bovina – os Estados Unidos – diminuiu a oferta e está com preços mais “salgados” para o produto. “No Brasil, o consumo doméstico também está absorvendo relativamente bem o excedente de carne gerado pelos abates de matrizes”, lembra o especialista.
Para saber mais sobre como a infraestrutura de Mato Grosso está se preparando para essa nova fase, confira nossa próxima leitura aqui. E para ficar por dentro das notícias mais recentes, siga-nos no Facebook e Instagram.