O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) de Mato Grosso atuou na operação que resultou na apreensão de 3,9 toneladas de skunk, 426 kg de cocaína, oito fuzis e duas metralhadoras, mais de 3 mil munições de grosso calibre, 51 carregadores, motores e outros materiais ilícitos, ontem, no Rio Solimões em Manacapuru, no Estado do Amazonas. A operação integrada reuniu forças policiais do Amazonas, Polícia Federal, Polícia Nacional do Peru e contou com apoio da Inteligência da polícia mato-grossense.
As forças de segurança estimam que a apreensão provocou prejuízo de R$ 114 milhões ao narcotráfico. O coordenador do Gefron, coronel PM Manuel Bugalho Neto, destacou a apreensão histórica. “Esta grande apreensão é o resultado do esforço do governo do Estado de Mato Grosso em fazer o enfrentamento qualificado às organizações criminosas. Através dos investimentos na Segurança Pública, o Gefron consegue participar de operações além das divisas e fronteiras do Estado, seja participando de forma operacional, ou através da Inteligência Policial. Através da integração de forças conseguimos dar um duro golpe no crime organizado”, destacou.
A ação iniciou após as forças receberem a informação de que embarcações suspeitas estariam deslocando-se da região de fronteira do Peru para o Brasil pelo rio Solimões com armamento de fogo de grosso calibre e grande quantitativo de substâncias entorpecentes. Equipes deslocaram-se até o município de Manacapuru, onde interceptaram duas embarcações suspeitas. No momento da aproximação policial, as equipes foram recebidas com intensos disparos de arma de fogo e arremesso de explosivos, sendo necessário revidar. Diante do tiroteio, os suspeitos abandonaram as embarcações e jogaram nas águas do rio e fugiram da abordagem policial.
Durante varredura nas embarcações, foi constatada a presença de armamento de uso restrito, compatível com armamento de guerra, bem como expressiva quantidade de substâncias entorpecentes. Todo o material ilícito foi apreendido e encaminhado à sede da Polícia Federal do Amazonas.
Zan norte policia