A pessoa mais feliz do mundo usa essas três frases todos os dias. Fazem parte da cultura dinamarquesa e são perfeitas
Se Meik Wiking está tão feliz é, em parte, graças à cultura em que foi criado. Um modelo de bem-estar que se concentra na redução das fontes de infelicidade
Ele é autor de best-sellers do jornal americano New York Times e especialista em bem-estar e felicidade. Tanto que pode se orgulhar de ser um dos pesquisadores associados do World Happiness Database, membro do comitê consultivo do Global Happiness Policy Report e fundador do Museu da Felicidade de Copenhague.
Meik Wiking, fundador e CEO do Happiness Research Institute, em Copenhague, nasceu e foi criado na Dinamarca, um dos países mais felizes do mundo. Seu trabalho consiste em medir e entender o que melhora o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e, segundo a revista ‘The Times’, ele é o homem mais feliz do mundo. Se Meik Wiking está tão feliz é, em parte, graças à cultura em que foi criado.
Um modelo de bem-estar que, em vez de procurar a felicidade em si, se concentra na redução das fontes de infelicidade. Nos interessa descobrir quais frases o homem mais feliz do mundo repete para si mesmo todos os dias para conseguir isso.
Tudo é “hygge”
Pronunciado hyoo-guh, hygge é uma palavra dinamarquesa que pode ser traduzida como “conforto”. O segredo é aumentar a serotonina através da socialização, priorizando o descanso e buscando se sentir seguro.
Mas é muito mais. É tão importante para Wiking que ele escreveu um livro sobre isso, ‘Hygge’. Felicidade nas pequenas coisas’, onde explica que tudo pode ser “hyggelig”. “Que casa hyggelig você tem. Foi muito hygge ver você”.
Para a Dinamarca, hygge é tudo. Como o próprio Meik Wiking explica no seu livro, a hygge é a pedra angular da cultura e do estilo de vida dinamarquês. É a arte de criar um ambiente charmoso e acolhedor. Mas para o especialista em felicidade, hygge é ao mesmo tempo um verbo e um adjetivo que busca reconhecer os momentos de alegria vividos todos os dias. Sejam quais forem.
O especialista afirma que “os dinamarqueses têm fama de serem fundamentalistas do hygge e é por isso que falamos tanto sobre isso. Falar sobre isso nos ajuda a reconhecer aqueles pequenos momentos de alegria da vida cotidiana.” Tudo é hygge, o tempo todo.
“Pyt med det” ou “Não importa”
Até os dinamarqueses passam por momentos difíceis, por mais que adotem a filosofia da hygge. Mas eles têm outra palavra: “pyt”, que pode ser interpretada como “não me importo” ou “não se preocupe”.
Porém, ao traduzi-la desta forma, deixamos de lado o mais importante desta expressão, que é que ela é usada quando você aceitou que uma situação está fora de seu controle e, embora se sinta chateado ou frustrado, você não quer gastar mais energia pensando nisso.
Você simplesmente aceita e segue em frente”, explicou à BBC. O “pyt med det” nos encoraja a ignorar a negatividade e seguir em frente com resiliência. De acordo com Meik Wiking, “Pyt” incorpora uma profunda aceitação e liberdade de preocupações. “É um bom lembrete para não se preocupar com pequenas coisas.”
Não existe mau tempo, apenas roupas ruins
Assim como as frases anteriores, esta tem uma conotação muito mais profunda. Este conceito refere-se ao fato de podermos desfrutar de tudo ao ar livre desde que nos vistamos adequadamente para isso. Curtir o ar livre é sempre muito melhor. O aplicativo Mappiness rastreou mais de 30.000 pessoas e descobriu que elas relatam níveis mais elevados de felicidade quando estão ao ar livre na natureza, conforme explicado pelo Dr. George MacKerron, da London School of Economics & Political Science, em uma palestra no TED.
Somos mais felizes quando estamos ao ar livre e rodeados pela natureza.Tanto é assim, que o professor de ecologização urbana e engenheiro florestal holandês Cecil Konijnendijk estabeleceu a regra 3-30-300 como o segredo para alcançar a felicidade e uma boa saúde mental. Agora que você sabe o que o homem mais feliz do mundo repete para si mesmo todos os dias, basta fazer isso.
Fonte: minha vida