O Sport Sinop garantiu ontem, ao vencer o Cuiabá pela primeira vez em sua história, uma vaga nas semifinais do Campeonato Mato-grossense. Se tratando do futebol sinopense, uma equipe da ‘Capital do Nortão’ chega à semifinal do estadual após longos 8 anos. O último foi o Sinop Futebol Clube, em 2018.
Como de praxe, o gramado do estádio Gigante do Norte, abandonado há muitos anos pelo poder público, prejudicou o andamento da partida e chamou a atenção com várias poças e buracos.
Mesmo com o tempo adverso, a torcida marcou presença em bom número no Gigantão. Segundo a Federação Mato-grossense de Futebol, o público total presente foi de 1.605, mostrando que o futebol é um dos principais entretenimentos da quarta cidade com mais habitantes no estado.
Como era esperado, o Cuiabá iniciou a partida buscando controlar mais a bola, enquanto o Sport Sinop baixou duas linhas defensivas e esperou mais o time adversário. O Dourado alterou o esquema jogando num 4-3-3, com Calebe jogando na frente da zaga tentando dar mais qualidade na saída de bola. O primeiro tempo foi melhor para o Cuiabá, que explorou mais os lados do campo e levou perigo principalmente em bolas alçadas na área.
O Sport Sinop suportou a pressão, o goleiro Diego Cerqueira, um dos goleiros destaques da competição, fez pelo menos duas boas defesas na primeira etapa. Do ponto de vista ofensivo, o atacante Pitter jogou isolado na frente, com Fransérgio tentando se aproximar, mas quase nenhuma oportunidade foi criada na primeira etapa.
No segundo tempo, o time sinopense se soltou mais e subiu a marcação. Fransérgio, um dos principais destaques do time, tentou buscar mais a bola atrás, mas a Fera do Norte seguia encontrando dificuldades para criar jogadas. O Cuiabá também sentia dificuldades, apesar de rondar a área, o time não conseguia jogadas efetivas nos ataques.
Por volta dos 10 minutos, o técnico Edilson Junior mexeu no Sport Sinop, colocando o lateral direito Gabriel Júnior e o atacante Danilo, ambos para jogarem no lado direito. E a mexida surtiu efeito, o time passou a ter mais poder pelo lado direito.
Porém, a primeira boa chance sinopense foi pelo lado esquerdo aos 25 minutos da segunda etapa. O canhoto Danilo ficou com a bola e puxou para o lado esquerdo no meio-campo. Em seguida, a bola foi para Ricardo Liell, que, encurralado para a marcação, deixou para o lateral-esquerdo Kevin, que chutou mesmo de muito longe, parando numa boa defesa do goleiro João Carlos, que espalmou para a linha de fundo.
O Sport Sinop sentiu o bom momento e passou a pressionar mais. Perto dos 28 minutos, o volante Sérgio recebeu atrás da linha do meio-campo, avançou um pouco e tocou para o lateral-direito Gabriel Junior, que recebeu quase na linha lateral, dominou e conseguiu escapar da marcação puxando a bola para frente e, antes da entrada da área, com o pé esquerdo, acertou um bonito chute no ângulo do goleiro João Carlos, sem chances de defesa. O gol explodiu a torcida sinopense presente.
Após o gol, o Dourado se arriscou mais, reforçou o setor ofensivo, porém seguia conseguindo criar pouco pelo meio e tentava explorar o lado, jogando bolas para a área. Com o decorrer do segundo tempo, o desespero começou a tomar conta e o time seguiu com mais ‘chuveirinhos’ na área, enquanto a defesa sinopense resistia à pressão. Perto dos 45 minutos, o time da capital ainda desperdiçou uma boa chance, após Nino Paraíba lançar para Aiyran, que cabeceou firme no chão e a bola passou levando muito perigo.
O juiz assinalou seis minutos de acréscimo e a pressão seguiu por parte do time do Dourado até o último segundo, mas não reverteu em gol.
Na semifinal, o Sport Sinop vai enfrentar o Luverdense em confrontos de ida e volta. O primeiro jogo será domingo, no Estádio Gigante do Norte, e o duelo decisivo acontece no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde. Já o Cuiabá se despede da competição.
No jogo entre Sport Sinop e Luverdense na primeira fase, o time de Lucas do Rio venceu na casa sinopense por 1 a 0. Naquela ocasião, a Fera do Norte teve uma performance melhor, mas não reverteu as oportunidades em gol. Por ser uma decisão em dois jogos, o contexto muda agora, o LEC chega mais descansado para o jogo, por não ter jogado durante a semana e tentará voltar a surpreender os donos da casa novamente para levar uma vantagem para o segundo jogo. Por outro lado, o Sport Sinop chega mais ‘cascudo’ após uma disputa de 90 minutos com o time mais estruturado do estado e tentará, com apoio da torcida, sair em vantagem para tentar trazer a classificação em Lucas do Rio Verde na próxima semana.
Zan norte esportes