Única mulher eleita para Mesa da Câmara superou votação de Motta

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Compartilhe

Delegada Katarina (PSD-SE) ocupará a 3ª secretaria; recebeu 445 votos, um a mais do que o presidente eleito para o comando da Casa

A deputada Delegada Katarina (PSD-SE) foi eleita 3ª secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Ela recebeu 445 votos, um a mais do que o presidente eleito Hugo Motta (Republicanos-PB) na eleição realizada nesse sábado (1°).

Katarina será a única mulher a compor a direção da Casa formada por 11 cargos, incluindo quatro de suplência. Na gestão passada, também só havia uma mulher na Mesa, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que ocupou a 1ª secretaria.

Além de ter recebido o maior número de votos de todos os cargos da Mesa, a votação para a 3ª secretaria também foi a que teve menor número de votos em branco, com 54 registros — a exceção é o cargo de presidente, que teve apenas dois votos em branco.

No cargo, Delegada Katarina será responsável por analisar pedidos de licença, justificativas de falta dos parlamentares e autorizações prévias de reembolso de passagens aéreas internacionais.

Nas redes sociais, a deputada destacou a “imensa alegria e responsabilidade” de assumir o cargo. “Estarei inteiramente disposta a ajudar o nosso presidente, deputado Hugo Motta, no bom andamento dos trabalhos, continuando a cumprir minha missão como faço desde o primeiro dia que pisei aqui, com toda a minha garra e todo o meu coração!”, disse no X (antigo Twitter).

Em seu discurso antes da votação, Motta fez acenos à bancada feminina, composta atualmente por 72 deputadas. Ele se comprometeu a “promover ainda mais o respeito e a visibilidade das mulheres no Parlamento”.

O presidente eleito prometeu dar às deputadas relatorias de projetos que não tratam só sobre mulheres, mas também relacionados à agenda econômica, de educação e de segurança pública. A cobrança por mais relatorias de temas diversificados é um dos pleitos da atual líder da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

“A deliberação de projetos relacionados aos interesses das mulheres também será incorporada de forma contínua à agenda da Casa, deixando cada vez mais de estar limitada apenas à semana do dia 8 de março”, declarou Motta no plenário. Uma outra intenção manifestada por ele é melhorar a estrutura da Secretaria da Mulher.

O novo presidente da Câmara foi o segundo mais bem votado para o cargo desde a redemocratização. Em primeiro lugar, está o recorde de Arthur Lira (PP-AL), que recebeu 464 votos em 2023.

Zan norte politica

Compartilhe
Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Leia mais...

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (9)

Definidos novos mutirões para regularização eleitoral este mês em Sinop

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (8)

Picape capota e homem morre em Lucas do Rio Verde

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (7)

Governo estadual destina R$ 1,5 milhão para fortalecer produção indígena em MT

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (6)

Suspeito morre em confronto com a PM e dois são presos em Sinop; arma apreendida

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (5)

Colisão entre carretas deixa um morto na BR-163 em Nova Mutum

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (4)

Jovem é morto a tiros dentro de ônibus em terminal rodoviário em MT

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (3)

Mulher morre após colisão entre moto e carro em Sinop

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop (2)

Com salários até R$ 4,5 mil, empresas de Colíder ofertam novas vagas de empregos

Fale conosco