Verdura, proteína, carboidrato: como a ordem dos alimentos que você consome altera o efeito sobre a saúde e a obesidade

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Compartilhe
Especialistas afirmam que a maneira com a qual você monta o seu prato pode ajudar na guerra contra a balanca

As pessoas estão cada dia mais conscientes sobre a alimentação e a importância de ter uma dieta saudável; por isso, algumas começam a deixar de lado os alimentos que contêm calorias e açúcares.

No entanto, todo esse esforço pode acabar sendo em vão, pois a comida não está sendo consumida da maneira adequada, e a ordem dos fatores pode, sim, alterar o resultado.

Jessi Inchauspé é bioquímica e, em seu livro: A Revolução da Glicose, explicou como a forma de se alimentar pode ser mais importante do que os próprios nutrientes.

A ordem é fundamental, pois não apenas equilibra os níveis de açúcar no sangue, mas também ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como diabetes, transtornos cardiovasculares e renais, neuropatias e até mesmo problemas de visão, segundo a especialista.

— Muitas pessoas estão nessa montanha-russa da glicose, com vontade constantes e cansaço, mas a chave é se libertar disso, e isso pode ser atingido em questão de dias — comentou.

Após anos de pesquisa, Inchauspé constatou que a maioria da população passa por picos de glicose ao longo do dia devido ao consumo excessivo de açúcar e carboidratos refinados.

Uma das consequências disso é que as pessoas começam a se sentir cansadas, com desejos frequentes por comida, apresentam distúrbios no sono e, a longo prazo, muitos podem correr o risco de desenvolver diabetes ou obesidade.

Por esse motivo, Jessi Inchauspé criou um método baseado em quatro pilares, que são introduzidos gradualmente, um por semana. Além disso, apoiou-se na ciência com dados de vários estudos, como o da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que demontraram que a ordem de ingestão dos alimentos pode reduzir o pico geral de glicose e o pico de insulina.

— Se você comer os ingredientes da refeição em uma ordem específica, pode reduzir o pico de glicose dessa refeição em até 75%, sem mudar a quantidade do que está comendo nem os alimentos que está ingerindo — detalha.

Assim deve ser a ordem dos alimentos para prevenir doenças

A especialista enfatiza que a ordem em que os alimentos são consumidos tem um grande impacto na glicose e que não é necessário mudar a dieta diária, apenas consumi-los da maneira correta para evitar picos de glicose e insulina.

— A ordem deve ser: primeiro vegetais, depois proteínas e gorduras, e, por último, carboidratos e açúcares — afirma.

O efeito dessa sequência é fundamental para o organismo, devido a todos os benefícios que proporciona, incluindo a redução dos picos de glicose.

— É importante que, antes do almoço ou do jantar, você coma um prato de vegetais, pois eles têm a capacidade de criar uma barreira protetora no seu intestino e reduzir os picos de glicose — explica a bioquímica.

Zan norte saúde

Compartilhe
Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Leia mais...

Design sem nome (32)

Coordenador alerta para baixa procura de grupo prioritário pela vacina contra dengue em Sinop

Design sem nome (31)

Guarantã do Norte ganha mais de 500 empresas e Peixoto 279

Design sem nome (30)

Sinop: audiência pública abordará agricultura familiar e produção sem agrotóxicos

Design sem nome (28)

Morador de Lucas do Rio Verde denuncia mais de R$ 2 mil em bens furtados

Design sem nome (27)

Casal que morreu em acidente na BR-163 será sepultado nesta 2ª em Sinop

Design sem nome (26)

Comitiva chinesa visita Mato Grosso e elogia produção recorde e preservação ambiental

Design sem nome (25)

Cuiabá estreia uniformes novos de treinos e se prepara para duelo contra Botafogo-SP

Design sem nome (24)

Delegado descarta disparo acidental e diz que marido matou esposa em Nova Mutum

Fale conosco